Peças com madeira de demolição

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MDF ou Madeira de Demolição?

Hoje quero falar sobre as alternativas ecológicas para confecção de móveis.

A madeira de demolição é uma forma de utilizar tábuas nobres que não podem mais ser retiradas da natureza, ou até foram extintas pela quantidade de desmatamentos (legais e ilegais). Essas tábuas são reutilizadas a partir de casas  e galpões antigos.

A marcenaria que trabalha com a madeira de demolição precisa ser especializada. O maquinário de confecção das fábricas é diferente e também a especialidade do marceneiro. Normalmente um marceneiro que trabalha com demolição conseguirá fabricar também com mdf, mas o inverso não é verdadeiro. Eu diria que a marcenaria com madeira de demolição exige habilidades mais artesanais e ferramentas distintas. Por ser um trabalho mais artesanal e porque necessita de material mais raro e mais caro no mercado, uma das opções para realizar um ambiente rústico com preço mais acessível e com aspecto mais contemporâneo é o MDF que imita madeira de demolição.

Nesse caso o marceneiro pode criar algumas peças com linhas retas e proporcionar aquele efeito mais orgânico. Ao contrário de muita gente que diz que imitação não é a mesma coisa, o efeito é perfeito e é uma tendência da nossa sociedade prezar pela utilização de materiais ecologicamente corretos.

Confira alguns modelos que peguei no site da Orgone Moveis em MDF 



Esta é uma marcenaria parceira que trabalho e que cria peças muito bem feitas em MDF. Estas peças que vou apresentar são feitas com MDF da Arauco. Na próxima postagem mostrarei outras marcas que também possuem imitações lindas.